Sobre a USE

Nossa história

1º Congresso espírita -1947A USE foi fundada em 5 de junho de 1947, no 1º Congresso Espírita Estadual. Nessa época, quatro instituições espíritas se destacavam na Capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo. Essas quatro instituições lançaram o manifesto “PROCLAMAÇÃO AOS ESPÍRITAS”, conclamando à união. Num exemplo de renúncia, essas quatro entidades patrocinadoras, com o apoio de associações do interior, trabalharam pela criação de um único órgão de unificação oficial e permanente, surgindo a União Social Espírita, que, depois, passou a se denominar União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

.: A USE não é um centro Espírita, mas a soma dos centros espíritas do Estado de São Paulo :.

A USE é o resultado da união dos centros espíritas. A instituição espírita é a base da USE e, por isso, é ela que delibera sobre o que é melhor e mais conveniente para o movimento espírita estadual.

FINALIDADE

USE-I MAUA - 03A USE tem por finalidade:
* unir as instituições espíritas;
* difundir o Espiritismo nos seus aspectos filosófico, cientifico e religioso; e
* realizar trabalhos, que, por sua natureza, não possam ser realizados, individualmente pelas instituições espíritas.

Para atender às finalidades para as quais foi criada, a USE facilita a troca de informações sobre experiências realizadas pelas casas espíritas, incentiva, orienta e organiza eventos para o ensino metódico da Doutrina Espírita, bem como estimula a realização de obras e serviços assistenciais.

Tendo por finalidade dinamizar as ações em todo o estado, a Diretoria Executiva da USE mantém vários departamentos especializados que planejam, executam e coordenam as atividades nas áreas de artes, comunicação social, educação, infância, finanças e contábil, livro, mocidade, orientação administrativa e jurídica, orientação doutrinária, relações públicas e serviço assistencial, podendo criar outras áreas, de acordo com a necessidade do momento.

.: Mais de 1.400 associações espíritas localizadas no Estado de São Paulo formam a USE :.

São instituições que se dão as mãos para a manutenção, expansão e o fortalecimento do movimento espírita. Debatem sobre a preservação dos princípios doutrinários e promovem a confraternização da família espírita. Realizam encontros, seminários e congressos, cujos resultados se refletem na própria casa espírita, que amplia seus horizontes de informações e melhora sua capacidade de atendimento ao público. Esta é a grande vantagem proporcionada pela participação compartilhada.

ORGANIZAÇÃO

A USE possui órgãos que viabilizam a unificação do Movimento espírita em todas as regiões do Estado de São Paulo. Na Capital, os centros espíritas se reúnem em torno das USEs Distritais, com o nome do bairro predominante. No interior, as USEs Intermunicipais reúnem centros espíritas de cidades circunvizinhas e as USEs Municipais reúnem centros espíritas de uma mesma cidade. Esta descentralização permitiu a divisão do estado em USEs Regionais que facilitam e apoiam as atividades de todas as USEs Distritais, Municipais e Intermunicipais.

Neste contexto organizacional, a USE sugere atividades, orienta sua execução e facilita a transferência de experiência, sem condicionamentos, em respeito aos princípios de liberdade e responsabilidade que o espiritismo preconiza. Por isso, não impõe, nem interfere nas atividades das instituições espíritas; procura integrar suas ações junto aos conselheiros e diretores das USEs, porque todos são trabalhadores de instituições unidas.

Todo programa, colaboração e apoio são colocados à disposição dos centros espíritas, como sugestões e subsídios aos seus trabalhos. A casa espírita poderá adotá-los ou não, como pode adaptá-los às suas necessidades. A instituição unida continua a manter a sua autonomia administrativa e funcional.

Para mais informações, entre em contato conosco